Ainda que não possua o principal atributo dos frutos - a doçura - O TOMATE É UMA FRUTA. Contudo, com o seu gosto a aproximar-se do das hortaliças, é muito mais frequentemente utilizado como tal.
CONTAM AS LENDAS:
Foram as antigas civilizações do Peru e do Equador as primeiras a saborearem o fruto. Chegado à Europa apenas no séc. XVI, os europeus tinham receio de consumi-lo porque naquele tempo era considerado venenoso, afrodisíaco e um inimigo da moral e dos bons costumes. A Inquisição chegou a declarar o tomate um fruto perigoso. Assim, a "bonita fruta vermelha", como era chamada, servia apenas para ornamentar as mesas. Hoje, é um dos produtos mais cultivados no mundo, a sua popularidade seguindo a par e passo a crescente popularidade do ketchup.
Vários nomes foram atribuídos a este fruto, todos eles com uma referência explícita ao amor: love apple em Inglês, pomme d'amour em Francês, Libesapfel em Alemão e pomo d'oro em Italiano.
Hoje, em todas as línguas, excepto no Italiano, as antigas designações foram substituídas por nomes derivados do termo asteca original - tomatl.
Em França, acontecia que os homens costumavam oferecer a planta do tomate às senhoras como prova da sua afeição.
O escritor Manuel Vázquez Montalbán chegou a escrever, nas suas Receitas Imorais: «(...) Não façam guerra, façam pão e tomate (...) em qualquer lugar e em qualquer momento.».
Na verdade, não há comprovação de que o tomate tenha acção afrodisíaca. Este mito deve-se essencialmente à cor vermelha do fruto e ao facto de, segundo o imaginário humano, os efeitos medicinais de uma planta estarem relacionados com a semelhança entre as formas e órgãos do corpo.
Em Espanha, nas Festas de São Firmino, realiza-se a Tomatina, festa que consiste no arremesso de tomates entre os participantes. Mal eles sabem das múltiplas acções embelezadoras do tomate. Vamos falar aqui de algumas.
BENEFÍCIOS:
De baixas calorias, o tomate é ideal para quem pensa em fazer dieta. Rico em vitaminas (A e C) e sais minerais, particularmente sódio, potássio, cálcio, fósforo e ferro, o tomate funciona como laxante e ajuda o organismo a combater infecções. Favorece, ainda, o crescimento dos ossos. Alguns estudos comprovam a sua influência positiva no tratamento do cancro, uma vez que um dos seus componentes é o licopeno, rico em propriedades anticancerígenas.
Sem comentários:
Enviar um comentário