quarta-feira, 25 de maio de 2011

O PEPINO, LENDAS E BENEFÍCIOS



Da família do melão e da melancia, o pepino por ser composto por  95% de água é um óptimo alimento que nos ajuda a cuidar do corpo interior e exteriormente.




CONTA A HISTÓRIA:

        O pepino nasceu no sul de Ásia há cerca de 10.000 anos atrás tendo os primeiros exploradores levado, primeiramente, o fruto para a Índia, sendo posteriormente levado para a China, as Filipinas e as Ilhas Formosas. 
        Apelidado de fruto hortícola, o pepino foi muito popular nas antigas civilizações egípcia, grega e romana não só pelo alimento em si mas também pelas suas propriedades benéficas para a cicatrização da pele.
       Foi durante a época de Luís XIV, apreciador confesso de pepino, que foram inventadas as estufas que permitiram o cultivo de pepino e outros alimentos, durante todo o ano.
       A exportação do pepino para as Américas foi inaugurada por Cristovão Colombo.

      

MITOS, SIM OU NÃO?
A imagem da mulher com as rodelas de pepino em cima dos olhos é recorrente. Mas será que, realmente, o pepino ajuda a desinchar os papos e a diminuir as olheiras? Será mito? 
A verdade é que, o facto de o pepino ser composto maioritariamente por água, faz com que a sua temperatura seja inferior à pele e esta diferença de temperaturas reduz o inchaço e as olheiras e deixa a pele lisa.

 
DIZEM OS ESPECIALISTAS:
           
             O pepino é composto por cerca de 95% de água daí possuir poucas calorias, possuindo ainda propriedades diuréticas sendo um excelente aliado para quem quer perder peso.
Ajuda a controlar a pressão arterial e funciona como óptimo tónico para o fígado, os rins e a vesícula. É, ainda, rico em fibras.
A casca do pepino ajuda a reduzir a prisão do ventre e a prevenir o cancro do cólon.
O pepino é naturalmente hidratante para a pele, devido à sua composição, e ainda fortalece o cabelo e as unhas.


Durante esta semana fica a saber mais sobre o Pepino.


Sem comentários:

Enviar um comentário