terça-feira, 3 de maio de 2011

A MANGA: LENDAS E BENEFÍCIOS


Originária do sudeste da Índia, a manga é reconhecida pela sua polpa suculenta e sabor definido.



CONTAM AS LENDAS:

Conta a lenda indiana que, em tempos, existiu uma princesa que foi queimada por uma feiticeira, tendo sido das suas cinzas que nasceu a primeira mangueira. Num dos seus passeios habituais, o imperador apaixonou-se pelas flores e frutos da bela árvore. E quando a manga amadureceu e caiu no chão, a princesa emergiu do interior do fruto. É por este motivo que, na Índia, a manga é considerada o símbolo do amor.

Na Índia, onde a manga é o fruto nacional, acredita-se que estanca hemorragiasfortalece o coração e traz benefícios ao cérebro. Subsiste, até hoje, o mito de que a manga e o leite não são uma boa combinação. Este mito foi criado na altura da escravatura pelos fazendeiros. Como nessa época havia leite em abundância, ele era distribuído aos escravos. E, de forma a evitar que eles comessem as mangas da propriedade, os fazendeiros disseram-lhes que a manga e o leite, quando juntos, causam indigestão. Isto não podia estar mais longe da verdade, uma vez que  a combinação manga e leite faz muito bem à saúde e representa, por si só, uma dupla altamente nutritiva.




BENEFÍCIOS:

Rica em vitamina A e vitamina C, a manga é indispensável à manutenção de uma boa visão. Simultaneamente, age contra infecções e evita a fragilidade dos ossos. Como também apresenta quantidades razoáveis de vitaminas do Complexo B, este fruto actua como um protector natural da saúde da pele e evita a queda de cabelo. Na mesma linha, os sais minerais que a constituem contribuem para a saudável formação dos dentes, tratando gengivas inflamadas assim como feridas na boca e/ou no canto dos lábios.


Graças à alta quantidade de ferro que contém, a manga é indicada para tratamentos de anemia e é benéfica para mulheres grávidas e em períodos de menstruação. Pessoas que sofrem de cãibras, stress e problemas cardíacos, podem também beneficiar das altas concentrações de potássio e magnésio existentes neste fruto.

Sem comentários:

Enviar um comentário